O estado de conservação é um aspecto muito importante na hora de comprar ou vender um imóvel.

Nesse post, você ficará sabendo os principais benefícios de realizar uma reforma, a importância de ter acabamentos de qualidade e principais formas de crédito disponíveis para a realização de reformas.

Vamos lá?

Principais benefícios de realizar reformas em imóveis

Realizar reformas estratégicas pode valorizar o imóvel em até 40% do valor comercial de referência e também agilizar o processo de venda.

Além disso, fazer uma reforma é uma ótima opção para dar uma cara nova ao imóvel.

Existem diversas possibilidades para transformar um ambiente. A Arte  & Simetria oferece os serviços de arquitetos excelentes, que podem dar sugestões valiosas para os projetos de reforma.

A importância dos acabamentos para a reforma

A escolha dos acabamentos é um aspecto fundamental para levar em consideração na hora de fazer a reforma do imóvel.

A experiência estética está estritamente relacionada à escolha dos acabamentos e tem grande importância para a valorização do imóvel.

Contudo, nem sempre o acabamento mais caro é o mais indicado ou o que gera maior valorização. É preciso escolher o tipo de material mais adequado à finalidade de uso de cada ambiente. Por isso, contratar um bom arquiteto é importante para auxiliar nesse processo.

Para a sala de estar e quartos, por exemplo, pode-se investir em revestimentos de piso e paredes mais nobres. Já para áreas molhadas, como banheiros, cozinha e lavanderia, é preciso dar preferência, principalmente, para materiais fáceis de limpar e que sejam antiderrapantes.

Além disso, a pintura das paredes deve ser feita de forma cuidadosa para ter bom resultado estético. Cobrir tomadas e interruptores da parede, portas e rodapés é essencial para dar um efeito de qualidade na pintura.

Assim, planeje bem a compra de revestimentos de pisos e paredes, defina metas e prazos para a reforma e opte por profissionais qualificados para a execução dos serviços.

Linhas de crédito disponíveis para a realização de reformas

O primeiro passo para realizar uma reforma é avaliar qual o percentual da sua renda que pode ser comprometida para essa finalidade.

Analise a sua situação financeira e estipule um valor para a reforma do imóvel de forma a não comprometer mais de um terço de sua renda mensal.

Em seguida, deve-se avaliar quais as formas de pagamento são as mais vantajosas para você.

A melhor opção é realizar pagamentos à vista, pois dessa maneira é possível conseguir bons descontos na compra de materiais e na contratação de mão-de-obra.

Caso essa alternativa não seja possível no momento, pense sobre a possibilidade de fazer uma poupança planejada para a reforma, visando pagar tudo à vista para obter descontos.

Existem linhas de crédito específicas para a compra de materiais de construção em bancos como Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil e até mesmo em lojas do setor de acabamentos, como a Leroy Merlin e Telhanorte.

Com o Construcard, por exemplo, linha de crédito para compra de material de construção em lojas credenciadas pela Caixa, é possível ter até seis meses para comprar tudo o que precisar. Além de materiais de construção como tijolos, esquadrias, pisos, telhas e tintas, pode-se comprar armários não removíveis, piscinas, elevadores, caixas-d’água, aquecedores solares, aerogeradores e equipamentos de energia fotovoltaica.

É possível também utilizar a carta de crédito de consórcio do imobiliário para fazer a reforma do imóvel.

Dessa forma, a realização de reformas estratégicas pode gerar potencial de valorização de até 40% do valor comercial de referência do imóvel, sendo uma opção que vale a pena ser avaliada por quem quer vender, comprar para moradia, comprar com a finalidade de investimento ou então para obter maior rentabilidade em aluguéis de imóveis.

A escolha dos acabamentos deve ser bem pensada e a reforma precisa ser realizada prezando pela qualidade dos serviços executados.

É essencial se planejar financeiramente e elaborar um orçamento, com metas a serem cumpridas.

Por fim, há a possibilidade de conseguir crédito para a compra de materiais de construção em diversos bancos e lojas.

Se você tem alguma dúvida ou quer compartilhar dicas sobre reforma de imóveis deixe aqui seu comentário!