Na hora de adquirir um imóvel, muitas pessoas podem se confundir com os tipos de construção na hora de assinar o contrato; ou ainda, acreditam que no caso da compra de apartamentos e salas comerciais, tudo é feito apenas por meio de empreitada.

Mas existe outra forma de comprar um imóvel, chamada de obra por administração. Também conhecida como a preço de custo, ela apresenta algumas vantagens para os compradores.

No post de hoje vamos entender essa diferença e os benefícios que esse tipo de construção pode trazer para as suas finanças.

Construção por empreitada x obra por administração

Também conhecida como construção a preço fechado, a construção por empreitada é muito comum de ser encontrada para imóveis ainda na planta. Nesse caso, o empreendimento é construído por uma empreiteira (se for terceirizado) ou pelo incorporador (que pode ser o proprietário, a construtora ou a corretora de imóveis).

Na empreitada, o preço de compra do imóvel pode ser fixo ou reajustável, de acordo com o contrato a ser assinado. Quando há atraso na entrega ou baixa qualidade da construção, a responsabilidade perante os compradores é do construtor ou do incorporador, a depender do caso.

Já na obra por administração, os proprietários das unidades são os donos do negócio e cabe à construtora a administração do empreendimento. Nesse caso, o valor total da taxa de administração é fixado no início da obra, sendo calculado de acordo com o orçamento preliminar da construção e reajustado com base no índice do Custo Unitário Básico por Construção (CUB).

Dessa forma, na obra por administração há menos um intermediário no negócio – o que acaba eliminando juros de financiamento e o lucro do incorporador, diminuindo o valor do investimento.

Benefícios da obra por administração

A seguir, separamos os principais benefícios na hora de optar pela compra de um imóvel no sistema de obra por administração:

  • o comprador paga o preço de custo real do imóvel, que fica mais em conta em comparação a um apartamento na planta com uma construtora.
  • Redução de tributos, pois os impostos sobre materiais, instalações e mão de obra são repassados ao dono da obra, e não para o construtor (ou seja, elimina-se o custo de um intermediário).
  • O PIS e o Cofins são recolhidos apenas uma vez (na empreitada esse recolhimento ocorre duas vezes).
  • Possibilidade de comprar o imóvel antecipadamente ou de aproveitar promoções de materiais.
  • As condições de pagamento e o ritmo da obra variam conforme o interesse do grupo e as circunstâncias do mercado.
  • A definição do acabamento das unidades pode ficar conforme o gosto e a capacidade de pagamento individual.
  • O risco de investir nessa modalidade de obra por administração é baixo, pois mesmo com a inflação alta e o consequente aumento dos custos refletem positivamente no valor de venda do imóvel.

Mesmo com todos esses benefícios, é muito importante que o comprador escolha a obra por administração de uma empresa séria e competente no mercado, para evitar dores de cabeça e essa modalidade ser verdadeiramente uma aliada na realização de objetivos e sonhos.

A Arte & Simetria Construções oferece a você a possibilidade de adquirir o seu imóvel por administração com as melhores condições do mercado. Entre agora mesmo em contato conosco, tire todas as suas dúvidas e conheça nossos empreendimentos.