Seja para abrigar o seu próprio negócio ou ter renda com locação, o momento é oportuno para a compra de sala comercial. O principal motivo é que o mercado imobiliário já demonstra sinais de recuperação, ao mesmo tempo em que o preço das unidades continua atraente.

Hoje existem diversas facilidades para a aquisição de um imóvel. Mais vantajoso que o financiamento é a contratação conjunta de uma construtora que realize o projeto. Reunidos, os condôminos arcam com o custo da obra e a taxa de administração, mas ficam livres de juros, o que torna o valor final muito mais interessante.

É o que os números já começam a demonstrar. Apenas no primeiro trimestre de 2017, o índice FipeZap apontou valorização de 3,62% nos imóveis em Belo Horizonte, mesmo após dois anos de crise econômica.

Para que você fique tranquilo e possa tomar uma decisão consciente, selecionamos informações preciosas sobre a compra de sala comercial. A seguir, poderá esclarecer todas as suas dúvidas!

Quais as principais vantagens deste investimento?

Empreendedores e profissionais liberais necessitam de um bom espaço para realizar negócios. Sua atenção já fica muito ocupada em aprimorar seu produto ou serviço e lidar com questões administrativas, concorrentes e estratégias de venda.

Por isso, ao escolher sua localização, é comum pensar a médio e longo prazo. Tal estabilidade é uma grande vantagem em relação aos imóveis residenciais, onde na média o tempo de locação geralmente é menor.

Aquisição de sala comercial na planta

Se você vai comprar uma sala comercial, a forma mais vantajosa é na planta. Assim, não terá surpresas quanto à documentação, nem com IPTU atrasado. E optando por uma construtora de confiança como a Arte & Simetria Construções, terá certeza de adquirir um imóvel de alto padrão que irá se valorizar ao longo dos anos.

Para acertar nessa escolha, verifique o histórico de entregas da empresa, sua reputação no mercado e, quando possível, converse com pessoas que já adquiriram unidades em outros projetos.

Ao contrário do aluguel, na compra do seu próprio imóvel você pode notar que ao longo dos anos o valor investido se reverte em seu benefício. Com a compra a preço de custo, na modalidade oferecida por esta construtora, a valorização do seu imóvel será muito maior, o que por si só é justificativa suficiente para investir.

Mas se a escolha for comprar uma sala comercial já pronta, verifique na prefeitura:

  • se há restrições para atividades naquele endereço;
  • se há passivo tributário;
  • se a planta está regularizada.

Também é bom se informar junto ao condomínio se existe alguma pendência. Lembre-se: quando realizar a transferência de um imóvel para seu nome, também se tornará responsável pelas obrigações relacionadas a ele.

Como escolher a localização ideal?

São muitos fatores que influenciam na escolha da localização quando você compra uma sala comercial. Avalie o potencial de atrair clientes para o tipo de negócio que tem o objetivo de inaugurar. O bairro possui boa movimentação e outros centros de compras?

Também existem empresas, especialmente prestadoras de serviços, onde a maior parte dos atendimentos se dá remotamente. Nesses casos, o custo benefício costuma pesar em outra direção. Existe até a possibilidade de que um ambiente tranquilo seja mais viável.

Mas em ambas as situações, há fatores em comum. A segurança das redondezas, facilidade de acesso para executivos e funcionários, a oferta de alimentação nos arredores, etc.

Especialmente em grandes cidades, as condições de trânsito nas principais vias de acesso são elementos decisivos. Afinal, quantas horas podem ser perdidas em congestionamentos ao longo dos anos…

O ambiente interno do prédio ou galeria comercial também precisa ser avaliado:

  • Existe controle de entrada e saída na portaria?
  • Câmeras de monitoramento?
  • O condomínio dispõe de uma equipe treinada para atender em qualquer eventualidade?
  • Como é a limpeza e manutenção das áreas comuns?
  • Como são as áreas comuns?
  • E os elevadores?
  • Serão disponibilizadas vagas de estacionamento?
  • O prédio facilita a acessibilidade de pessoas com deficiência?
  • O que avaliar na estrutura da sala comercial?

Se até aqui tratamos dos fatores externos, a partir de agora o foco estará voltado ao interior da sala comercial. Averiguar as instalações elétricas e rede hidráulica antes de fechar negócio são cuidados muito importantes em imóveis antigos.

Com o avanço da tecnologia também houve aumento no uso de aparelhos elétricos. Os prédios mais recentes já foram adaptados a esta demanda, o que pode se tornar um problema em imóveis antigos.

Esta é outra vantagem ao comprar uma sala comercial na planta. Em vários casos há possibilidade de visitar unidades decoradas, que geralmente as construtoras disponibilizam para ilustrar as condições básicas que serão oferecidas e até como o espaço pode ser adaptado para diversos fins.

O espaço interno é outro aspecto de grande relevância. Considere que seu negócio pode demandar uma área de estoque, ou atendimento aos clientes, além da própria movimentação de funcionários. Além disso, repare também se há boa circulação de ar.

Conclusão

Uma boa sala comercial é aquela que melhor possibilita as atividades do seu negócio. Onde clientes e funcionários chegam com facilidade e sua empresa terá boa projeção.

Em relação à estrutura, ele deve ser compatível com as necessidades atuais e futuras, tanto em relação aos circuitos elétricos, como também instalações hidráulicas.

Há muitas vantagens em comprar uma sala comercial na planta, como personalizar soluções numa etapa anterior do projeto, gerando maior facilidade e reduzindo custos. Além disso, com a Arte & Simetria há facilidades exclusivas na aquisição destes imóveis.

E se restou mais alguma dúvida sobre a aquisição desse tipo de imóvel, deixe seu comentário!

Clique aqui e compre a sua sala comercial a preço de custo!