Se você é empreendedor e sempre alugou uma sala comercial, talvez esteja na hora de pensar em dar um passo a mais e comprar o seu imóvel – o que pode representar uma série de benefícios, como autonomia e mais liberdade na hora de tomar certas decisões que envolvem o crescimento da sua empresa.

Portanto, no post de hoje separamos 10 dicas para te ajudar a comprar a sua sala comercial ainda em 2017:

1. Certifique-se de que a sala comercial esteja em boas condições

Uma dica importante é avaliar cuidadosamente as condições das salas comerciais que você está olhando. Leve em consideração itens como:

  • o tempo de construção da sala;
  • se ela precisa receber reformas e obras;
  • se os ambientes são adequados para receber a estrutura que você precisa;
  • as condições das instalações elétricas e hidráulicas;
  • se demanda a instalação de equipamentos, como sanitários e ar-condicionado.

2. Verifique se a sala comercial possui o tamanho que você precisa

Dependendo do seu negócio, uma sala comercial pequena já apresenta espaço suficiente para você e sua equipe trabalharem. Mas você também precisa pensar a longo prazo – já que a sala será sua – e verificar se ela possui o tamanho ideal para futuras ampliações na equipe ou no espaço.

Portanto, analise atentamente se o local tem a capacidade de alojar todos os colaboradores e também os clientes que frequentarão a sua sala comercial. Também veja a possibilidade de realizar alterações futuras na planta, como a junção de unidades e outras adaptações.

3. Escolha a localização ideal

A localização da sala comercial é outro item importante a ser considerado antes da compra.

Você precisa avaliar se o bairro possui uma boa infraestrutura e oferta de serviços que possam te atender, como alimentação, bancos, padarias, farmácias, etc. Também avalie as condições do trânsito nas principais vias de acesso da sala comercial e veja as opções de estacionamento para os seus clientes.

4. Conheça o condomínio

Conhecer o condomínio é fundamental antes de se efetuar a compra de uma sala comercial.

Você precisa analisar atentamente as taxas, as facilidades que o local oferece para todos os estabelecimentos que ali funcionam e também se existe uma boa manutenção e serviço de limpeza.

5. Verifique a segurança interna e externa

Outra boa dica é verificar a segurança do bairro onde a sala comercial está localizada e também no próprio prédio.

Analise se o local possui portaria e algum tipo de controle de entrada e saída, câmeras de monitoramento e uma equipe treinada para resolver qualquer eventualidade.

6. Faça um levantamento das condições de transporte

Ainda no quesito localização, a sua sala comercial precisa ser num local onde o transporte é facilitado, seja de carro ou veículos públicos. Isso porque escolher um imóvel que tenha dificuldade de acesso pode dificultar a sua rotina, a de seus funcionários e a dos clientes.

7. Observe o valor da sala comercial

Veja se o valor pedido pela sala comercial está de acordo com as condições da área e a valorização dos imóveis vizinhos. Sem essa pesquisa, você pode acabar pagando um valor muito acima do que a sala realmente vale, ainda mais se ela estiver precisando de consertos e reforma.

8. Verifique a reputação do vendedor e se a documentação está em dia

Antes de comprar a sua sala comercial, é preciso ficar de olho nas questões legais, como toda a documentação em dia, a matrícula do imóvel junto à prefeitura e se os impostos, questões trabalhistas e taxas de condomínio estão quitadas.

Também não deixe de checar a reputação do vendedor, mesmo que seja uma construtora ou imobiliária conhecida. Lembre-se de que tudo deve ser feito de acordo com a legislação para se evitar dores de cabeça.

9. Controle a ansiedade

Comprar um imóvel exige muito estudo, pesquisa e, claro, o controle da ansiedade para se evitar um negócio mal feito, o qual você possa se arrepender mais tarde.

Por isso, não tenha pressa na hora de escolher a melhor opção para comprar a sua sala comercial; faça tudo com calma, segurança e pé no chão. Em contrapartida, saiba reconhecer boas oportunidades de negócio que surgem e esteja preparado para negociar.

10. Se organize financeiramente

Considere todos os custos envolvidos na aquisição da sala comercial: valor do imóvel, do condomínio, da mudança a ser feita e todos os detalhes que envolvem essa parte. Isso porque apesar de ser um investimento, ele deve ser feito com muito cuidado e com uma boa dose de organização financeira para se evitar dores de cabeça que comprometam suas finanças.

Gostou das dicas? Releia todas elas sempre que precisar e não se esqueça de optar por vendedores sérios e de reputação no mercado.

Se você é empreendedor e está em busca da sala comercial perfeita em Belo Horizonte, não deixe de conhecer as opções do Ed. Escher, no Bairro Buritis. Clique aqui e saiba mais sobre todos os detalhes e os diferenciais!